Rede dos Conselhos de Medicina
Desafios da Medicina Marítima serão discutidos em webinar

A atuação médica para o atendimento a pacientes em atividades marítimas estará em discussão no 1º Webinar da Câmara Técnica de Medicina Marítima do Conselho Federal de Medicina. O encontro será promovido na próxima terça-feira (11), com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom, a partir das 19h. O seminário on-line será o primeiro realizado pelo CFM sobre o tema e será moderado pelo coordenador da Câmara Técnica, Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do Conselho.

O evento será transmitido pela internet, mas apenas para médicos que se inscreverem no seminário virtual. Clique AQUI para se inscrever e poder assistir as apresentações, além de enviar perguntas aos palestrantes.

Medicina em alto-mar – Uma conferência sobre os desafios da medicina off-shore, que atende pacientes em alto-mar, dará início às apresentações. O tema será tratado pela médica do trabalho Carla Torres, que responde pela área técnica de Medicina Hiperbárica na Petrobras. Com formação em Medicina do Mergulho autônomo e Mergulho Saturado pela Marinha do Brasil, Carla atua na Gerência de Segurança do Mergulho e Conformidade Naval da Petrobrás.

Após a palestra, o seminário virtual abordará a Medicina Hiperbárica na Clínica, em apresentação do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbarica (SBMH), o ortopedista e traumatologista José da Mota Neto. Preceptor da Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o diretor da SBMH abordará os aspectos ocupacionais da medicina hiperbárica, especialidade de grande importância para mergulhadores.

Segurança do mergulho – Na sequência, o evento abordará os desafios da Medicina de Mergulho, em exposição do diretor de Medicina do Trabalho e do Mergulho da SBMH, Bruno Alves Parente. Entre outras qualificações, o especialista é médico de referência internacional da Divers Alert Network (DAN), Rede de Alerta de Mergulhadores. Grupo de organizações sem fins lucrativos dedicadas a melhorar a segurança do mergulho para todos os mergulhadores, a Rede de Alerta tem sede na Carolina do Norte (EUA).

A apresentação encerra o webinar, previsto para terminar às 21h. Confira abaixo a programação.

1° Webinar da Câmara Técnica de Medicina Marítima

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Data: 11/05/2021
Local: CFM – Videoconferência

Início: 19h00
Moderador: Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti
Expositores:
Bruno Alves Parente
Carla Cristina Almeida Torres
José da Mota Neto

Temas:
1. Medicina Offshore – Carla Cristina Almeida Torres
2. Medicina Hiperbárica na clínica – José da Mota Neto
3. Medicina de Mergulho –Bruno Alves Parente

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner