Rede dos Conselhos de Medicina
Após denúncias, CRM-AC fiscaliza UPA do Segundo Distrito de Rio Branco
Sáb, 23 de Maio de 2020 18:38

Fiscalização ocorreu nesta sexta-feira (23)

Após denúncias veiculadas na mídia de que profissionais estão tendo que escolher os pacientes que vão ser entubados, o Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) fiscalizou, nesta sexta-feira (22), a UPA do Segundo Distrito de Rio Branco, que é referência no atendimento de pacientes com Covid-19 na capital acreana.

A ação foi realizada pela presidente do CRM, doutora Leuda Dávalos, que foi acompanhada pelo médico Thiago e da gerente geral da unidade, Maria Auxiliadora Vitorino.

O CRM tem cumprido um cronograma de fiscalizações para verificar o funcionamento das unidades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. Além de verificar tanto a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores de Saúde, como quantidade de leitos disponíveis e de profissionais lotados na unidade. E a questão do fluxo e protocolo de atendimento dos pacientes.

Durante a fiscalização foi observado que a UPA do Segundo Distrito está com grande demanda de pacientes, sendo maioria desnecessária e sem indicação. O corpo clínico da unidade reclamou que as UBS estão referenciando pacientes sem indicação, o que aumenta ainda mais a demanda e prejudica o atendimento aos pacientes que realmente têm indicação médica de receberem atendimento na UPA.

Após denúncias, CRM-AC fiscaliza UPA do Segundo Distrito de Rio Branco

Além de outros problemas como a superlotação dos leitos, dificuldade para transferência de pacientes graves e déficit de carga horária de profissionais, além de falta de alguns equipamentos e da realização de exames. A presidente observou ainda que alguns profissionais apresentam necessidade de acompanhamento psicológico.

Um relatório deve ser elaborado pelo CRM e encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e ao Ministério Público do Estado com as providências que devem ser adotadas.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner