Rede dos Conselhos de Medicina
COVID-19: CRM-AC volta a se reunir com MP e Saúde de Brasileia para tratar sobre a pandemia
Qui, 23 de Abril de 2020 17:36

Reunião ocorreu nesta quinta-feira (23)

A presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), Leuda Dávalos, e o conselheiro Dr. Marcos Parente se reuniram, nesta quinta-feira (23), por videoconferência com a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem e representantes da Promotoria da Vara Cível de Brasileia, da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Essa é a segunda reunião do grupo para tratar sobre a situação dos serviços de saúde da cidade do interior do Acre diante da pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

Participaram da reunião os promotores de Justiça, Luana Diniz Lírio Maciel e Rafael Maciel da Silva; o diretor geral do Hospital de Brasileia, Janildo Bezerra; o diretor técnico da unidade, Dr. Rodrigo Prado; o enfermeiro Ivan Santana, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Jhonnathan Pablo. Além da secretária adjunta da Sesacre, Paula Mariano e da enfermeira Marilia Carvalho.

Entre os assuntos abordados estão o decreto de isolamento social publicado pela prefeitura de Brasileia, onde o Ministério Público sugeriu algumas alterações para que se adequasse ao decreto estadual, inclusive, que fosse acrescentado a obrigatoriedade do uso de máscaras nos ambientes públicos. Além disso, foi tratado sobre quais medidas estão sendo feitas para viabilização de mais estrutura de leitos para atendimento de possíveis pacientes que venham a necessitar de atendimento de Covid-19 na região, o que tinha avançado desde a última reunião e qual fluxo estava desenhado para esses pacientes.

“Na verdade, o CRM serviu como um moderador nessas discussões, facilitando esse diálogo entre essas esferas da administração pública e o Ministério Público. A ideia é garantir um ambiente adequado de trabalho para os profissionais de saúde e, consequentemente, melhor atendimento à população. Assim como, principalmente, garantir esse diálogo contínuo frente a essas mudanças que vão se apresentando com esse processo dinâmico da Covid-19. Um outro encontro ficou pré agendado para daqui 15 dias”, explicou o conselheiro, Dr. Marcos Parente.

O Acre passou da casa dos 200 casos oficiais de infecção por Covid-19, segundo último boletim divulgado pela Sesacre, nesta quarta-feira, 22. De quarta para quinta-feira, o número de casos subiu de 195 para 214 e já são oito mortes confirmadas por causa da doença. Na cidade de Brasileia não há registro de casos confirmados ou em investigação. Segundo a Saúde, os quatro casos suspeitos foram descartados. Dos 214 casos, 172 são em Rio Branco; 21 em Plácido de Castro; 12 em Acrelândia; 5 em Cruzeiro do Sul; 1 no Bujari; e 1 em Porto Acre.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner