Rede dos Conselhos de Medicina
Palestra sobre o novo coronavírus promovida pelo CRM-AC atrai profissionais em saúde e acadêmicos
Sex, 06 de Março de 2020 15:41

Palestra ocorreu nessa quinta-feira (5)

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) promoveu, nesta quinta-feira (5) uma palestra sobre o novo coronavírus. O evento atraiu mais de 150 pessoas entre médicos, acadêmicos e demais profissionais da área.

Com o tema: “Novo coronavírus: Capacitação em manejo de casos e contatos”, a palestra foi ministrada pelo médico infectologista Thor Oliveira Dantas, que foi convidado pela diretoria do Conselho. A abertura foi feita pela vice-presidente, doutora Thereza Neuma, que agradeceu a presença de todos e a disponibilidade do doutor Thor em contribuir com a educação médica continuada.

O objetivo foi repassar a médicos, estudantes de medicina e demais profissionais da área da saúde as principais informações sobre o vírus, além do manejo adequado e medidas para garantir o bem-estar individual e coletivo diante do risco do aumento de casos pela contaminação da doença.

Para o acadêmico do curso de medicina, Igor Mota Silva Moura, a palestra foi bastante esclarecedora sobre um tema que é novo tem causado bastante preocupação. “É de suma importância, porque querendo ou não a gente tem que estar preparado para todas as intercorrências. E uma palestra como essa aumenta muito o nível de conhecimento e o Dr. Thor é uma referência na região”, disse.

Palestra sobre o novo coronavírus promovida pelo CRM-AC atrai profissionais em saúde e acadêmicos

O médico Guilherme Maia, que atua na zona rural do município de Porto Acre e como médico de urgência e emergência fazendo aeromédico também esteve no evento e afirmou que é preciso estar preparado para o possível surgimento da doença no estado.

“É tudo muito novo, não sabemos ainda qual vírus estamos lidando e a estamos na esperança de que consigamos controlar caso tenha alguma notificação da doença no estado. Por isso, é muito importante uma palestra como essa, totalmente esclarecedora. Todos os profissionais que vieram aqui hoje, com certeza, saíram capacitados para poder receber esses pacientes”, afirmou o médico.

O infectologista, doutor Thor Dantas, falou sobre a importância desse tipo de evento para buscar capacitar os profissionais e também dividir conhecimento. Segundo ele, como se trata de um tema novo, ainda existem muitas divergências a respeito do vírus e de como enfrentá-lo e por isso, se torna essencial a realização de encontros e debates.

Evento atraiu mais de 150 pessoas entre médicos, acadêmicos e demais profissionais da área

“A gente está precisando falar sobre o tema, as pessoas estão querendo debater. É um tema que traz potenciais consequências graves e temos muita dúvida também porque é um vírus novo, então há muita discussão em relação a condutas ideais e, mesmo entre especialistas, há divergências de opiniões. Então, é muito importante a gente poder dividir as informações com a classe médica, como fizemos hoje aqui a pedido do CRM”, ressaltou o especialista.

O palestrante lembrou ainda alguns pontos que foram tratados no evento. “Demos uma revisada em tudo que a gente tem sobre o tema, discutimos profundamente sobre como enfrentar todos os aspectos da epidemia, desde como cuidar dos casos, como cuidar dos contatos dos casos, até como organizar o sistema de saúde como um todo para enfrentar uma situação de muitos casos. Então, acho que é assim que a gente se prepara para quando os casos aparecerem”, concluiu.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner