Rede dos Conselhos de Medicina
CRM-AC participa de reunião sobre cobertura vacinal de crianças em idade escolar no estado
Qui, 16 de Janeiro de 2020 17:07

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) participou de mais uma reunião do grupo de trabalho que busca elevar a cobertura vacinal de crianças em idade escolar no estado. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público, a pedido do promotor de Justiça, Glaucio Oshiro, e reuniu representantes das secretarias de Saúde, Educação do Governo e da Prefeitura de Rio Branco, MP-AC e CRM Acre.
Segundo as autoridades de saúde, o estado do Acre está entre os de pior desempenho no país nas metas de imunização do Ministério da Saúde. A principal consequência disso é a possível volta de doenças consideradas erradicadas no País, como sarampo e poliomielite, sendo as crianças as mais afetadas com esse cenário.

Por isso, desde setembro do ano passado, o grupo de trabalho tem feito um verdadeiro esforço interinstitucional, com reuniões periódicas, para organizar a vinculação da regularidade das carteiras de vacinação com as matrículas e rematrículas nas escolas do estado e da capital acreana. Representando o CRM-AC, o primeiro secretário, doutor Virgilio Prado, informou que foi feito um levantamento nas escolas estaduais e municipais e somente 50% dos pais apresentaram as carteiras de vacinação durante a matrícula. Dos 50%, o índice de cobertura foi positivo, sendo que 85% estava com a cobertura vacinal completa e quase todo o restante estava com apenas uma vacina em falta.

“As carteiras que foram apresentadas são justamente dos que têm a melhor cobertura vacinal e, justamente, a outra metade é que é a mais preocupante. Além da apresentação desse levantamento, foram discutidas formas de se melhorar a comunicação com os pais, para que seja feita a entrega da carteira de vacinação conforme é exigido para a matrícula, porque muitos pais ficam com temor de que vão reter as carteiras, ou de que não vão fazer a matrícula da criança pela falta de algumas vacinas. Então, precisa um pouco de comunicação com os pais para que melhore a apresentação dessas carteiras de vacinação”, afirmou o doutor Virgilio Prado.

O primeiro secretário do CRM-AC, destacou ainda que a cobertura em termos de vacinas está completa no estado. “O que faltava era a pentavalente, mas chegou estoque dela essa semana no estado. Então, essas foram as missões passadas para esse grupo da secretaria de Saúde e de Educação, e também ver se conseguem aumentar o índice de cobertura vacinal e tomar as providências em relação às crianças que têm a falta da vacina”, concluiu.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner