Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Fiscalização do CRM-AC flagra irregularidades em unidade mista de Cruzeiro do Sul
Ter, 10 de Dezembro de 2019 00:14

Fiscalização ocorreu na sexta-feira (6)

Uma fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) flagrou, na sexta-feira (6), irregularidades na Unidade Mista de Saúde de Santa Luzia, na zona rural do município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A fiscalização foi feita pelos conselheiros Alba Waldilene e Antônio Júnior, acompanhados de representante do Ministério Público do Estado (MP-AC).

Durante a vistoria, foi observado que a unidade está em condições precárias tanto no que diz respeito à estrutura física como em recursos humanos. As paredes apresentam infiltrações, janelas estão quebradas, sem trancas, uma sala que era de parto está desativada e o local onde tinha um ar condicionado de janela, está aberto. Além disso, o piso é de cimento queimado e está descascando.

“A iluminação do hospital é ruim. Só tem uma sala para atendimentos de curativos, suturas, nebulização e disseram que quando tem uma emergência, eles atendem nessa mesma sala, mas não tem carrinho de emergência e nem as mínimas condições de atender uma emergência. O material que estava como esterilizado, não tinha data na embalagem nem do dia da esterilização e nem do vencimento e a maioria encontrava-se com lacre aberto. Havia lixo hospitalar em uma lixeira sem tampa nessa sala. Além disso, o suporte de soro enferrujado, os medicamentos de controle especial (psicotrópicos) estavam guardados em um vaso plástico com tampa, ou seja, de fácil acesso”, informou a conselheira Alba.

Fiscalização do CRM-AC flagra irregularidades em unidade mista de Cruzeiro do Sul

Quanto ao quadro de servidores, a unidade possui apenas dois médicos, sendo que cada um tem 10 horas de carga horária. Foi detectado ainda que somente 14 dias no mês tem atendimento médico ambulatorial, não tem plantonista e nem profissional de sobreaviso. Existe ainda somente uma enfermeira para todos os dias e não tem diretor clínico, nem técnico.

Outra observação durante a vistoria, foi que a farmácia da unidade não tem controle de data de validade de medicação e nem de insumos. A cozinha é em um local improvisado e está em péssimas condições estruturais, com móveis velhos e enferrujados. Não há um local adequado para expurgo, o lixo é armazenado em uma parte do prédio que está desativada. Também não existe depósito de material de limpeza adequado.

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

Conselho Regional de Médicina do Estado do Acre © PORTAL MÉDICO 2016 -
Estrada Dias Martins, n.°  933 - Jardim de Alah - Rio Branco - AC | Cep: 69915-526
Fone: (68) 3227-1313 - Fax. (68) 3227-5777 | e-mail - crmac@crmac.org.br e registropf@crmac.org.br