VII Crenem em Rio Branco

crenem2A Universidade Federal do Acre sediou, entre os dias 28 e 30 de abril, a sétima edição do CRENEM- Congresso Regional Norte de Educação Médica. Evento que contou com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Acre.

No último dia do congresso, o presidente do CRM-AC, Dr. Virgilio Prado, proferiu palestra sobre o tema: Perspectiva de Fixação do Médico recém-formado e discutiu o assunto em uma mesa redonda com o Sr. Raicri Oliveira, Secretário Adjunto da SESACRE, a Profa. Rita de Cássia Ferreira, da Faculdade São Lucas (Rondônia), o Dr. Daniel Teixeira, médico egresso da UFAC, além de todos os participantes da plateia do congresso.

crenem3A exposição dos diferentes pontos de vista sobre a dificuldade na fixação do médico recém-formado mostrou os múltiplos fatores desse problema. Particularmente no estado do Acre, a precariedade dos vínculos trabalhistas, o baixo número de contratações pelos poderes públicos, a falta de condições de trabalho e o falta de oportunidades no setor privado foram elencadas como as principais barreiras na fixação dos egressos do curso de medicina da UFAC e dos programas de residência médica do HC Acre.