Rede dos Conselhos de Medicina
CRM/AC realiza Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria

CRM/AC realiza Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria

O CRM/AC mantém o projeto de Educação Médica Continuada proporcionando aos médicos, conhecimento técnico-científicos atualizados, para a pratica diária dentro dos princípios éticos. Estes em face das múltiplas atividades que exercem no dia a dia encontram dificuldades em ausentar-se por períodos prolongados para frequentar congressos e cursos de atualização que ademais representam um ônus elevado. A necessidade de reciclagens periódicas é importante no sentido de que possamos oferecer revisões atualizadas de temas alusivas às patologias de maior prevalência em nosso meio, dentre as mais diversas especialidades da medicina. 

Pensando nisso o conselho realizou em parceria com a Sociedade Brasileira de pediatria nos dias 21 e 22 de Maio na sua sede o Curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS) que contou com a participação de médicos especialistas nesta área.

O curso Pediatric Advanced Life Support (PALS) é um curso teórico-prático preparado para médicos e enfermeiros com o objetivo de capacitá-los no atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas. Foi introduzido e é monitorado pela AHA, tendo sido aprovado e consagrado nos EUA desde a década de 1990.

O curso tem como objetivos principais:

(1) reconhecer as crianças em risco de parada cardiorrespiratória;

(2) enfatizar as condutas médicas necessárias para prevenir a parada cardiorrespiratória;

(3) desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras na ressuscitação e estabilização iniciais das crianças em falência respiratória, choque e/ou parada cardiorrespiratória.

Em 1997, o curso PALS foi introduzido no Brasil através da SBC / Funcor

O PALS é um curso de imersão, no qual o aluno se dedica integralmente por dois dias, estando sujeito às rígidas normas de horários e de atividades de grupo. Cada aluno recebe material didático para se preparar previamente para o curso. Depois, é convidado a participar ativamente das atividades teóricas-práticas, através de demonstrações, simulações e situações desafiadoras que mimetizam a realidade da vida profissional, tal como ocorre no pronto-atendimento, no pronto-socorro ou no hospital.

O presidente Virgilio Prado agradeceu a presença dos instrutores da Sociedade Brasileira de Pediatria, dos alunos médicos e também de toda a equipe do CRM/AC pela dedicação na organização de mais este evento de sucesso.

Assessoria de Imprensa

William Crespo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner